quarta-feira, junho 13, 2007

+ cinema: Hiroshima, Meu amor

Quarta-feira, dia 13 : Hiroshima, Meu amor (Alain Resnais, FRA/JAP, 90’, 1959) Hiroshima Meu Amor é um dos mais aclamados filmes da história do cinema. Neste seu primeiro trabalho de ficção, o diretor francês Alain Resnais criou uma elaborada narrativa cinematográfica para contar a história de uma atriz francesa (Emmanuelle Riva) que está em Hiroshima para participar de um filme sobre a paz. Durante as filmagens, a atriz acaba se envolvendo com um arquiteto japonês (Eiji Okada) que sobreviveu ao bombardeio. Ele a faz relembrar seu primeiro amor, um soldado alemão que conheceu em Nevers, na França, no final da Segunda Guerra. Toda a ação de Hiroshima Meu Amor é entrecortada por estas lembranças e o tempo presente. Citado como o precursor da Nouvelle Vague, na época em que foi filmado, Hiroshima inovava a linguagem, seja pela combinação bem sucedida entre cinema e literatura, seja nesse jogo estabelecido entre a memória da personagem, o esquecimento, o tempo presente.

A apresentação do filme será seguida de debate com a Profa. Dra. Meize Lucas, da UFC, onde atualmente é professora do Departamento de História, tendo concluído Doutorado em História Social pela UFRJ e em Cinema pela Université Paris III. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea.

O Cineclube da Vila acontece sempre às quartas-feiras, às 18:30h, no Cine Benjamin Abrahão, Casa Amarela Eusélio Oliveira. Sessões abertas ao público.

Nenhum comentário: